COLAPSO: QUARENTENA GRÁFICA
Co.lap.so; s.m. Et. fr collapse. 1. MED. Diminuição súbita da atividade nervosa e cerebral e demais funções que dependem do sistema nervoso, em decorrência de doença, cansaço ou transtornos emocionais; prostração súbita. 2. Queda simultânea das paredes de uma estrutura. 3. MED. Perda súbita da consciência; desmaio, síncope. 4. FIG. Desmoronamento, ruína ou desintegração de uma estrutura, um sistema etc. 5. BOT. Perda, nos tecidos vegetais, da rigidez, o que faz com que fiquem marcescentes. 6. Diminuição da eficiência e tamanho de qualquer coisa; estacionamento. Em 2019 tomamos conhecimento sobre uma nova variação de um vírus já conhecido que mexeu com a estrutura do planeta. Espalhou-se em grande escala. Tomou grandes proporções e devastou um número significativo de vidas. Responsabilizando-se por deixar em quarentena o ano de 2020. Tivemos que nos adaptar e conviver com o Novo Normal: máscaras, álcool, isolamento social, lockdown, home office, service food. Elementos característicos da vida pandêmica, de um ano que não acabou. Viralizara o ano de 2021. A Covid-19 levou ao colapso sistemas de saúde do mundo todo. No Brasil, a virulência inocula uma democracia adoentada e contaminada pelo autoritarismo, negacionismo e anticientificismo. Resultando numa crise sanitária. UTIs lotadas, falta de oxigênio, centenas de covas abertas e carência de condições mínimas de sobrevivência para o enfrentamento ao corona-vírus. Perante esse contexto, Colapso: quarentena gráfica é um conjunto de obras em quadrinhos que retrata a vida ao longo da pandemia, principalmente no que se refere ao debate político e social, fazendo uma reflexão sobre a convivência com os vírus: biológico e social.
Contém os títulos:
Os Pássaros - Samanta Flôor
Série que você nunca viu - TAI
Ciclo da vida - La Cruz
Eu sei, adeus! - Guilherme Caldas
Os Naufragados - b.j. Fogueteiro
A Série que você nunca viu (Colapso, 2021, Peba Publicações)
AÇAÍ PESADO III - DISTOPIA NEOCABANA
O Coletivo Açaí Pesado lançou a revista Açaí Pesado III – Distopia Neocabana, onde apresenta 10 narrativas distópicas sobre a Amazônia, em histórias que trazem reflexões sobre o passado, o presente e o futuro.
A história "Vírus" descreve como uma doença colocou em risco a população e como seus sobreviventes lidam com as consequências desses acontecimentos. 
Vírus (Açaí Pesado Vol. 3 - Distopia Neocabana, 2021)
CONTOS DE GUARIBA
Com formato virtual, a Banca de Quadrinistas | Olhares Femininos apresenta artistas mulheres, representantes da produção nacional contemporânea. A quinta edição do evento é dividida em dois lotes: em um primeiro conjunto, divulgado em 19 de setembro, dez são as autoras publicadas aqui no site do Itaú Cultural (IC); já em 26 de setembro, a outra parte é disponibilizada. 
A história "Contos de Guariba" fala sobre o processo de "desenvolvimento" que uma pequena comunidade foi forçada a vivenciar.
Contos de Guariba (2020, Itaú Cultural)
RAÍZES
Em uma iniciativa inédita, a editora Skript lança um livro indispensável aos apaixonados pela nona arte: Mulheres & Quadrinhos. São quadrinhos, entrevistas e artigos com mais de 500 páginas e 120 convidadas, é organizado por Dani Marino e Laluna Machado. A obra é uma celebração das mulheres neste universo. Por décadas, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas. Frases como “é coisa de criança”, “não é arte” e “é leitura de menino”, foram tão repetidas que alcançaram, para alguns, o falso status de verdade. Mas, essas frases, não retratam a realidade. Os quadrinhos são uma das mais complexas formas de arte e podem ser apreciados por crianças e adultos, meninos e meninas, homens e mulheres. Assim como os quadrinhos, as Mulheres também foram estigmatizadas. Porém, existe um processo de mudança acontecendo. Esta obra busca celebrar a nova realidade. Afinal, como já disse Elisa Lucinda: “Sei que não dá para mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dá para mudar o final!”. Como uma orquestra que reúne diversos instrumentistas para, em uníssono, tornar essa reunião algo ainda mais belo, a obra MULHERES & QUADRINHOS reúne textos de pesquisas, entrevistas, contos e quadrinhos, escritos e desenhados por mulheres. Porém, este não será um material exclusivo para elas. É uma publicação para todas pessoas que amam a Nona Arte.

A história "Raízes" fala sobre o processo de autoafirmação e empoderamento através das narrativas gráficas.
Raízes (Mulheres & Quadrinhos, 2020, Skript)
Nesta edição, o coletivo Açaí Pesado trás várias histórias para assombrar até os mais discrentes em visagens. São 13 histórias de arrepiar desenvolvidas por 18 artistas paraenses.
A história "Brinquedos" narra acontecimentos obscuros e assustadores que acontecem quando se menos espera: durante o tranquilo sono de crianças.
Brinquedos (Açaí Pesado 2: Lendas Urbanas, 2019)
AMIGO
O fanzine #DRX (De Rocha, expressão paraense) foi desenvolvido pelo coletivo Açaí Pesado e conta com diversas histórias em diferentes estilos.
O conto "Amigo" fala sobre uma jovem menina que sofre de depressão e encontra acolhimento durante vários períodos da vida em um pequeno guardião.
Amigo (#DRX, 2019, FCPA)
OS ANJOS
Nesta antologia em quadrinhos homenageando a escritora paraense Eneida de Moraes, diversas narrativas da autora são reimaginadas por artistas paraenses.

A história "Os Anjos" conta sobre a infância de Eneida com sua avó e as lições de moral que tinha de escutar.
Os Anjos (Simplesmente Eneida, 2018, FCPA)
Back to Top